duvidas em nosso email

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por que a busca pelo conhecimento é tão cobrada na Umbanda?



                Quando começamos a freqüentar um terreiro em busca de desenvolvimento mediúnico logo alguém nos diz que é importante que leiamos livros sobre a base do espiritismo, ou quaisquer assuntos interligados, mas para algumas pessoas essa busca parece incessante, cansativa e -erroneamente- inútil. Por isso decidimos TENTAR explicar o por que das “casas” sempre pedirem para que seus filhos busquem sempre mais e mais conhecimento.
                Como qualquer outra religião a Umbanda tem seus princípios e sua forma de desenvolver seus atos em prol da sua causa, e estes são dois tópicos que destacam bem a importância da busca pelo conhecimento, afinal, temos de conhecer a nossa religião como forma de buscar meios para um mundo melhor (dentre outros objetivos). Além de ser necessário conhecer a linha da casa que você trabalha, como os guias fazem o que fazem, por que fazem o que fazem, e etc. Mas acredito que um ponto fundamental que provem do conhecimento dos médiuns juntamente com a experiência que obtém através dos trabalhos é a proximidade com os seus orixás, a proximidade com o plano espiritual e ,consequentemente,  com Oxalá.
                Talvez o conhecimento (através de livros) e a experiência sejam apenas metade de um caminho, a prática da caridade- de inúmeras formas- são tópicos que ajudam a criar um laço ainda mais forte com os nossos guias espirituais-. Perceba que eu digo que TALVEZ seja a resposta, e que eu estou TENTANDO explicar o por que de tal procedimento, tal fato se dá porque ainda não me julgo sábio o suficiente para explicar toda a complexidade da busca pelo conhecimento religioso e suas aplicações. E essa é só mais uma questão que tento resolver e na medida que chego a algumas explicações me aparecem varias outras duvidas diferentes, e lá vou eu novamente em busca.  
                Conhecer não é uma questão simples, até mesmo o seu conceito é complexo, quiçá este será mais um dos dons que O Pai nos deu para um bem maior, mas somente obter conhecimento não quer dizer nada se não convertermos isso em ações para melhorar o meio e os produtos deste (afinal este é o objetivo em comum entre as religiões). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário