duvidas em nosso email

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Umbandistas festejam Nossa Senhora da Conceição 08/12

Umbandistas festejam Nossa Senhora da Conceição 08/12

As homenagens a Nossa Senhora da Conceição ganhou os terreiros de umbanda
O sincretismo religioso é uma das características da Umbanda que ainda é muito discriminada. Ao divulgar as comemorações do festejo de nossa senhora da conceição, um dos maiores exemplos de humildade, os umbandistas buscam essa mesma humildade e tolerância por parte de quem ainda trata com diferença os praticantes da Umbanda.
No dia 8 de Dezembro festeja-se o feriado religioso da Imaculada Conceição. Este dia assinala o facto de a Virgem Maria, mãe de Jesus, ter sido concebida sem a mancha original do pecado, sendo pura.
Também ela concebeu sem pecado, uma vez que deu à luz a Jesus sendo virgem antes, durante e depois do parto.
O nome Maria significa "Senhora da Luz" e ela é a Santa Padroeira de Portugal, podendo ter diversos nomes:

Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora de Fátima
Estes são só alguns dos nomes pelos quais Nossa Senhora, a Virgem Maria é conhecida.
As legiões de Oxum, na Umbanda, trabalham subordinadas a Iemanjá, assim como todos os Orixás das águas. Comanda a gestação e,
portanto, a reencarnação de todos os seres e a protecção das crianças que ainda não falam. Sua linha é formada por entidades delicadas, de índole feminina em sua grande maioria, que distribuem a riqueza material vinda dos metais e da fartura dos alimentos (vinda de Oxóssi). São atraídas pela beleza, pelas artes, desenvolvendo tais actividades entre a Humanidade. Incrementam a doçura nos lares, amainam pessoas e ambientes, estimulando a energia que comandam: o amor puro.
Mesmo sendo Oxóssi o regulador das matas, é a ela que pertence a fecundidade na Natureza. Por deter a sensibilidade e o amor, está diretamente relacionada aos jogos adivinhatórios, atributo natural dos filhos desse Orixá.

Seus Filhos
Um filho de Oxum é arredondado, por adorar doces e boas comidas. Seu rosto é harmonioso, delicado, sempre com um sorriso suave e olhares meigos. Fala amenidades o tempo todo, tendo um dom natural de descobrir os defeitos alheios e expô-los com leviandade e graça. Se provocado, nunca discute, mas trama a revanche em silêncio e será raro ver-se um filho desse Orixá sofrendo infortúnios na vida, sempre contando com o apoio de alguém para auxiliá-lo.
Explicado pelos mitos, seus filhos possuem enorme paixão por jóias, tendo sempre uma colecção, de acordo com suas posses. Apesar de discretos, são muito dengosos e sensuais, cultivando todos os prazeres da vida.

Saravá Mamãe Oxum.
Saravá protetora dos velhos, crianças e dos desamparados.
Estendei o Vosso Manto sobre as nossas cabeças.
Dai-nos forças para não cairmos extenuados pelo cansaço e pelo desânimo.
Dai-nos forças para não nos perdermos nos caminhos da ingratidão e da descrença.
Amparai-nos com o Vosso poder, para que não nos enveredemos pelas estradas escuras do pecado, da ambição, do ódio e da maldade.
Afastai de nosso coração o sentimento de vingança.
Dai-nos forças para sabermos perdoar os que nos ofendem, os que nos insultam, os que nos perseguem e os que nos humilham.
A Vós Mamãe Oxum, que sois o reflexo divino da Excelsa Nossa Senhora da Conceição erguemos as nossas preces em agradecimento pelas bênçãos que iremos receber através da Vossa interseção junto a Pai Oxalá.
Nas águas das cachoeiras, nos lagos e nos rios, a Vossa força irradia proteção e luz para os sofredores, os enfermos e os angustiados.
Ajoelhamo-nos ante o Vosso Manto luminoso e suplicamos com toda a nossa fé que não nos abandoneis nas horas de aflição e amargura.
Ajudai-nos Mamãe Oxum, protegei-nos agora e sempre.
Dai-nos maleime pelas nossas faltas.
Perdoai os nossos erros e as nossas omissões.
Lançai o esplendor da Vossa luz em nossos caminhos para que nossa humildade se transforme em força, afim de chegarmos até Vós.
Saravá Mamãe Oxum.
Salve Nossa Senhora da Conceição.

4 comentários:

  1. Que ela nos traga serenidade, paz e força para que consigamos ultrapassar todas as barreiras impostas pela vida. Que também cure todas as mágoas que possam existir em nossos corações.
    Oraieiêu , Mamãe Oxum!
    Parabéns pelo artigo
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Entao li toda materia mas quem e nossa senhora de fatima!!!

    ResponderExcluir
  3. quem e nossa senhora de fatima

    ResponderExcluir
  4. Lá no inicio do texto está escrito todos os nomes dados a nossa senhora da conceição, e um deles e nossa senhora de fátima, nossa mãe oxum tem vários nomes

    ResponderExcluir