IANSÃ — Orixá dos Ventos e da Tempestade !!!
Oxaguiam (Oxalá novo e guerreiro) estava em guerra, mas a guerra não acabava nunca, tão poucas eram as armas para guerrear. Ogum fazia as armas, mas fazia lentamente.
Oxaguiam pediu a seu amigo Ogum urgência, Mas o ferreiro já fazia o possível. O ferro era muito demorado para se forjar e cada ferramenta nova tardava como o tempo. Tanto reclamou Oxaguiam que Oyá, esposa do ferreiro, resolveu ajudar Ogum a apressar a fabricação.
Oyá se pôs a soprar o fogo da forja de Ogum e seu sopro avivava intensamente o fogo e o fogo aumentado derretia o ferro mais rapidamente. Logo Ogum pode fazer muitas armas e com as armas Oxaguiam venceu a guerra.
Oxaguiam veio então agradecer Ogum. E na casa de Ogum enamorou-se de Oyá. Um dia fugiram Oxaguiam e Oyá, deixando Ogum enfurecido e sua forja fria. Quando mais tarde Oxaguiam voltou à guerra e quando precisou de armas muito urgentemente, Oyá teve que voltar a avivar a forja.
E lá da casa de Oxaguiam, onde vivia, Oyá soprava em direção à forja de Ogum. E seu sopro atravessava toda a terra que separava a cidade de Oxaguiam da de Ogum. E seu sopro cruzava os ares e arrastava consigo pó, folhas e tudo o mais pelo caminho, até chegar às chamas com furor. E o povo se acostumou com o sopro de Oyá cruzando os ares e logo o chamou de vento.
E quanto mais a guerra era terrível e mais urgia a fabricação das armas, mais forte soprava Oyá a forja de Ogum. Tão forte que às vezes destruía tudo no caminho, levando casas, arrancando árvores, arrasando cidades e aldeias. O povo reconhecia o sopro destrutivo de Oyá e o povo chamava a isso tempestade.
Ervas usadas: “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá
Alface: Utilizada em cultos de Egun, e em sacudimentos (ebó ou limpeza). Muitos indicam para o uso contra casos de insónia, usando as folhas ou o pendão floral. Além de chamar o sono, pacifica os nervos.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Altéia – Malvarisco: Geralmente usada para banhos de purificação das pedras dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Yansã Yemanjá. Muito prestigiada nos bochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Angico-da-folha-miúda – Cambuí: Só possui aplicação na medicina caseira a casca ou os frutos em infusão no vinho do porto ou otin (cachaça), age como estimulador do apetite. Os frutos em infusão, também fornecem um licor saboroso, do mesmo modo combate a dispepsia. Umbanda Fé Verdadeira “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Bambu: É um poderoso defumador de descarrego para purificar um ambiente negativo. O banho também é excelente contra perseguidores. Na medicina popular é benéfico contra as doenças ou perturbações nervosas, nas disenterias, diarreias e males do estômago. “Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Cambuí amarelo: Só é utilizado em banhos de descarrego contra coisas ruins. A medicina caseira indica como indica como adstringente, e usa o chá nas diarreias ou disenterias.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá
Catinga-de-mulata – Cordão-de-Frade – Cordão-de-São-Francisco: Geralmente usado para banhos de limpeza ou descarrego dos filhos de Iansã ou Oyá. As povo a indica para combater a asma, histerismo e como pacificadora dos nervos. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Cordão-de-Frade verdadeiro: Esta erva é usada e aplicada em banhos tonificantes da aura e limpezas em geral. As pessoas afirmam que hastes e folhas, em cozimento ou chá, combate a asma, melhora o funcionamento dos rins e beneficia no caso de reumatismo. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Cravo-da Índia – Cravo-de- Doce: Muito utilizado em culto ao Orixá, entra em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô de purificação. Participa dos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. O povo indica suas folhas e cascas em banhos de assento para debelar a fadiga das pernas. Ótimo nos banhos aromáticos. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Dormideira sensitiva:. A medicina caseira indica esta planta como emoliente, mais especificamente para bochechos e gargarejos, nas inflamações de boca. Indicada como hipnótico, pondo fim a insônia. É utilizado o cozimento de toda a planta. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Espirradeira – Flor-de-São-José: Participa de todas as obrigações nos cultos afro-brasileiros (claro, dependo de cada culto). Esta é uma erva utilizada nas obrigações de (Ori) cabeça, nos abô (banhos de ervas) e nos abô de ori. Pertence aos orixás Xangô e Yansã, porém há, ainda, um outro tipo branco que pertence a Oxalá. Pessoas indicam o suco das folhas desta contra a sarna e pôr fim aos piolhos. Em uso externo. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá
Eucalipto-limão: Bastante usado na aplicação de obrigações de cabeça e nos banhos de descarrego, purificação ou limpeza dos filhos de orixá. A medicina caseira indica-o nas febres e para suavizar dores. Usado em banhos de assento, é também emoliente.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Flamboiant: Não utilizada nas obrigações de Ori (cabeça), sendo usado somente em algumas casas de banhos de purificação dos filhos dos orixás. Porém suas flores tem vasto uso, como ornamento, enfeite de obrigação ou de mesas em que estejam arriadas as obrigações. Sem uso na medicina popular. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Gengibre-zingiber: São Utilizadas os rizomas, a raiz, que se adiciona ao aluá e a outras bebidas. As pessoas costumam dizer que é também ingrediente no amalá de Xangô. A medicina caseira a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Gitó-carrapeta – bilreiro: Geralmente utilizado no culto Orixa, em banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá a que se destina. O povo indica na cura de moléstia dos olhos. Não aconselhamos o uso interno.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Hortelã-da-horta – Hortelã-verde: Bastemte usada na culinária sagrada. Entra nas obrigações de (Ori) cabeça alusivas a qualquer orixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. A medicina caseira o aponta como eficiente debelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites é muito útil no tratamento da asma. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe OrixáInhame: Somente utilizada nas obrigações de Exú, o uso das folhas grandes para toalha nas obrigações de Exu. O inhame é tido como depurativo do sangue na medicina caseira.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Jenipapo: As folhas de Jenipapo são utilizadas para (abô) banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplica o cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é combatente de hidropisia.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá
Lírio do Brejo: Utilizam-se as folhas e flores nas obrigações de ori, nos abô e nos banhos de limpeza ou descarrego. As pessoas emprega o chá das raízes, rizomas, como estomacal e expectorante.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Louro – Loureiro: Erva que representa a vitória, por isso pertence a Iansã ou Oyá. Não é utilizada na aplicação e nas obrigações de (Ori) cabeça, mas é usada nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para ornamentar a orla das travessas em que se coloca o acarajé para arriar em oferenda a Iansã. “ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá
Mãe-boa: Somente utilizada para os banhos de limpeza. Muito usada pela pessoas contra o reumatismo, em chá ou banho.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Manjericão-roxo: Utilizado nas obrigações de ori (cabeça) dos filhos pertencentes ao orixá do trovão. Colhido e seco, previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. Não possui uso na medicina popular.
“ Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha - Ewe Orixá Maravilha bonina: Utilizada nas obrigações de ori (cabeça) relativas a Oyá ebori, lavagem de contas e feitura de Orixa. Não entra nos abô a serem tomados por via oral. O povo a indica para eliminar leucorreia (corrimentos), hidropisia, males do fígado, afecções hepáticas e cólicas abdominais. |
Muito legal seu blog e espero qie Oxalá sempre o ilumine em suas publicações. Quanto à Yansã devo colocaraqui mais alguns atributos de seus filhos.Filhos de Yansã são extremamente, e até obssessivamente ,fièis ao conhecimento e à propagação do mesmo. Numa gira especial de Yansã no Terreiro do Pai Maneco, onde estavam mais de 50 filhas deste orixá Pai Fernando Guimarães considerou um fato: as filhas deste orixá se angloriam de ser brabas, mas isto não é um sinal de inteligência. De fato quando sabemos os defeitos que o filho do Orixá carrega não é para exacerbá-lo e sim corrigi-lo. Talvez, individualmente esta seja a grande função de sabermos nossa regência.
ResponderExcluirPor curiosidade gostaria de citar que 95% de todos os filhos deste orixá que conheço são ligados à comunicação em massa. É Yansã soprando informações pelo mundo. Eparrey!
Que Mamãe Iansã em sua infinita bondade
ResponderExcluirpossa enviar sua ventania , raios e trovões
para que carreguem toda a maldade
maus pensamentos e e todas as falsas ilusões.
Que possamos desabrochar
Para a luz da felicidade
e também ultrapassar
todas as barreiras com amor e serenidade
Como Mãe Iansã quero ser uma guerreira
Me levantar com uma espada na mão
carregando sempre a sua bandeira
e cumprindo a minha missão
Sou filha de Oxum, deusa das cahoeiras
Menina-mulher , às vezes sensível
Admiro Iansã, a valente guerreira
com a sua força, mulher invencível
Com a força do vento, do raio e trovão
e a tranquilidade das águas da cachoeira
saio inteira dessa falsa prisão
Luto com fé venço toda barreira.
Eparrei Iansã! Oraieieu minha Mãe Oxum!
By Mara Tozatto