duvidas em nosso email

terça-feira, 22 de março de 2011

A.V.C. (Acidente Vascular Cerebral)


A.V.C. (Acidente Vascular Cerebral)
Segundo o Doutor Drauzio Varella existem dois tipos de acidente vascular cerebral o isquêmico e o hemorrágico.
AVC Isquêmico - falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
AVC Hemorrágico - sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sangüíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Em nossa vida, mais importante do que o tipo do AVC é a prevenção e a rápida identificação caso ele ocorra.  Em seu site, o Doutor Drauzio Varella elencou algumas recomendações para reduzir o risco de um AVC dentre as recomendações consta o controle da pressão arterial, controle do nível de açúcar do sangue e o controle do índice de colesterol. Com relação ao fumo, consta que está comprovado que o cigarro é um fator de alto risco para acidentes vasculares.
Assim, tenha uma dieta equilibrada (pouco sal, açúcar, gordura e bebidas alcoólicas) faça exercícios físicos regulares (caminhadas de 30 minutos diariamente)  procure se distrair para combater um inimigo silencioso o estresse.
Sobre a rápida identificação de um AVC localizamos em diversos sites um exame que pode ser realizado por qualquer pessoa. Neste exame são efetuadas três solicitações para a confirmação do AVC e caso a pessoa não consiga realizar uma das três solicitações o socorro deve ser procurado imediatamente. Primeiro peça para a pessoa sorrir Segundo peça para a pessoa falar uma frase Terceiro peça para a pessoa levantar os braços.
O professor de educação física José Costa indica que também pode ser solicitado que a pessoa coloque a lingua para fora caso ela esteja torta ou for para um lado também é indicação de AVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário